História, Teoria e Crítica literária
É possível que se identifique em qual momento o conceito passou a ser utilizado, com isso temos a história do conceito, podemos estudar o que aconteceu com ele e toda a sua evolução. O termo literatura já tinha um significado definido antes mesmo dele começar a ser empregado. O conceito da literatura passou por algumas mudanças ao longo do tempo. Em sua primeira fase era visto como sinônimo de cultura, nessa fase quando alguém tinha conhecimento sobre algo podia dizer que ele tinha literatura, exemplo um professor de exatas que entendia do assunto poderia ser considerado que ele tinha literatura. Na segunda fase a literatura passou a ser tudo o que era impresso, com isso passou a existir a noção de “belas letras”, nesse conceito considerava-se tudo que era bem escrito, tudo que os grandes escritores escreviam. No século XIX temos a terceira fase, onde a literatura passa a ser dividida em romance, poesia e teatro.
A partir do século XX começamos a ter o conceito da paraliteratura, onde se enquadrava o que não fosse um romance, poesia e teatro.
2 - Definir:
a)História literária – a história estuda a literatura e a sua evolução, além de estudar ela também faz a análise dessa evolução. A história literária abrange todo o estudo e todas as pesquisas literárias. Pode ter história que vai evoluir com a construção do gênero. Essas construções se baseiam na teoria, é quando nasce uma história.
b) Crítica literária – a crítica literária é usada como sinônimo de interpretação, análise e julgamento de obras. A crítica discute os valores literários, o valor estético de uma obra em todas as fases de sua realização e julga também a sua literariedade, sua excelência e hierarquia do seu valor. O objeto de estudo e avaliação de um crítico literário é a obra literária.
c) Teoria literária - é a argumentação científica ou filosófica