Teoria da literatura
RESUMO
O presente artigo tem a intenção de oferecer ao leitor informações altamente relevantes sobre o tema Teoria da Literatura, tentando constituir um conjunto coerente de conhecimentos. Este artigo contém o registro de concepções sobre Teoria da Literatura e os Clássicos Literários bem como relatos sobre a História da Teoria Literária e Gêneros Literários. Em seguida trataremos da Literariedade, como objeto de estudo da Teoria Literária. Por conta dessas informações levadas aos leitores, intenciona-se que os mesmos compreendam tendo uma visão crítica sobre o tema, sendo essa compreensão necessária para melhor entendimento da leitura deste artigo.
Palavras chave: Teoria da Literatura, conhecimento, literariedade e compreensão.
INTRODUÇÃO
Esse artigo tem como tema “Teoria da Literatura” e tem a pretensão de levar os leitores e apreciadores da Literatura a compreensão do que o tema citado acima venha ser, estudando o objeto ou fatos que constituem seu campo de trabalho.
Sabe-se que a Literatura tornou-se um objeto de investigação desde as origens da civilização ocidental e vem sendo estudada por várias disciplinas, tais como: Poética, História da Literatura, Crítica Literária, Ciências da Literatura, Estética. Segundo Massaud Moisés, a Literatura “é uma forma de conhecimento que se expressa por palavras escritas e polivalentes, representando a união da realidade com a irrealidade.”
Partindo desse princípio o espaço entre as três dimensões: a análise; a crítica e a teoria literária é ocupado pela História Literária que não só se serve das três disciplinas como incide sobre cada uma delas, todas trespassadas de historicidade. Portanto a Teoria Literária estuda a literariedade, a evolução literária, os períodos da literatura.
Dentro desse campo literário, o conhecimento que temos de nós mesmos e da realidade que nos envolve pode ser prático e teórico. O conhecimento prático é