História resumida da civilização classica
PROPEDÊUTICO
Mateus da Silva Rosa
Tiago Demônico
Jorge Miguel
História resumida da Civilização Clássica
Grécia e Roma
Trabalho entregue ao Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, como um dos métodos avaliativos do 2º Bimestre para a disciplina História, ministrada pelo Diácono Carlos Carneiro.
Grécia Central
Atenas formou-se a partir de uma miscigenação entre os jônios e os primeiros habitantes da Ática, no século VIII a.C.
A sociedade era dividida em classes sociais:
a) os eupátridas eram os aristocratas;
b) os geomores eram formados pelos pequenos proprietários rurais;
c) os demiurgos eram os pequenos artesãos;
d) os estrangeiros (metecos), considerados livres e sem direitos políticos;
As principais funções do arcontado eram: Epônimo, função de administrador; Basileus, função religiosa; Polemarca, função militar; e o Tesmoteta, função de juiz.
A primeira forma de governo ateniense foi a monarquia. Nessa época, Atenas era governada por um rei (Basileus), com plenos poderes de sumo-sacerdote, juiz e chefe militar, auxiliado por um Conselho de Anciãos (Areópago). Havia também uma Assembléia do Povo.
Desenvolvimento cultural, político e social.
As cidades de Cálcis e Erétria disputavam a posse da Planície Lelantina, seu nome derivou-se do rio Lelanto, este rio se encontrava perto das minas de cobre e ferro. Essas duas cidades eubéias lideraram a retomada das atividades marítimas comerciais, essa retomada deve-se aos três (3) portos situados no norte da Síria que proviam a Grécia de ouro e prata. Os eubeus levavam essas riquezas para seus empórios em Pitecusas e Cuma no sudoeste da Itália, onde trocavam em troca de ferro com os etruscos.
Cálcis também estabeleceu colônias na Sicília, em conjunto com Erétria fundou varias colônias no promontório trifurcado de Calcídica, na costa Macedônia, as quais