Panofsky
Universidade de Lisboa
Ficha de leitura
Estudos sobre Iconologia – Ermwin Panofsky
André Filipe da Cunha Domingues
Nº 6573
Curso de Escultura
Disciplina de História da Arte I
INDICE
INTRODUÇÃO
1. Biografia de Erwin Panofsky
1.1. Principais obras do autor
2. Introdução ao capítulo I do livro O Significado nas Artes Visuais
RESUMO
Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento
1. I
2. II
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Iconografia – descrição das imagens, quadros, bustos e pinturas antigas e moderna; conjunto de imagens a respeito de um determinado assunto. (lat. Iconographia da gr. Eikonographia)
Iconologia – explicação de imagens, monumentos antigos, figuras alegóricas e seus atributos. (gr. Eikonologia)
Conforme o dicionário de Língua Portuguesa
Introdução
Este texto pretende um maior e melhor esclarecimento sobre os conceitos apresentados por Panofsky e editados no seu livro “ O significado nas Artes Visuais”. Inicia-se com uma pequena contextualização do tema em questão, explicando conceitos e ideias, e posteriormente apresento um desenvolvimento mais elucidativo sobre as várias etapas do método iconológico propostas por Panofsky , concluindo com uma explicação fiel mais resumida.
Rwin Panofsky
Erwin Panofsky, critico e historiador de arte nasceu em Hannover no ano de 1892 e tornou-se um dos principais representantes do chamado método iconológico desenvolvendo profundamente a sua tese e explicando-a detalhadamente no meu objecto de estudo, o livro O Significado nas Artes Visuais.
Foi também discípulo de Aby Warburg, grande historiador de arte alemão, célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano e no qual se inspirou para criar as suas próprias teorias e defender o seu ponto de vista.
Panofsky graduou-se em 1914 na Universidade