Resumo Panofsky
FBAUL, História da Arte I.
Natacha Oliveira
ÍNDICE
1. Biografia pág 3-5
2. Introdução pág 6
3. Resumo pág 7-11
4. Conclusão pág 12
5. Biografia pág 13
1. BIOGRAFIA DE ERWIN PANOFSKY
Nascido em Hannover no ano de 1982, Erwin Panofsky, foi dos mais importantes críticos e historiadores da arte.
Estudou na Universidade de Berlim, Munique e Freiburg, onde obteve o seu Doutoramento, desenvolvendo profundamente uma tese sobre o pintor alemão Albrecht Durer e graduando-se em 1914. Esta tese, intitulada de “O Significado nas Artes Visuais”, aborda o método iconológico e estudos académicos em iconografia onde Panofsky é o seu principal representante.
Discípulo de Aby Warburg, Erwin Panofsky inspira-se no mesmo e desenvolve um conjunto de teorias sobre a forma da arte simbólica e percepção visual, como formas de comunicação, descritos sob o nome de iconologia.
Muito do seu trabalho lidava com o estudo da expressão artística como a Renascença, mas em seu extenso trabalho também atinge a imagem fotográfica e cinematográfica.
No ano de 1916, casou-se com Dora Mosse, também historiadora da arte e sua colega. Juntos, tiveram dois filhos, os quais se formaram um em física e outro em meteorologia.
Foi um artística do Ocidente, com trabalhos notáveis sobre o a pintura flamenga, o simbolismo nas artes, a evolução das técnicas de arquitetura e até diferentes análises temáticas, como sua obra sobre "Saturno e a Melancolia".
Na Universidade de Hamburgo, em 1921, iniciou o seu percurso académico como professor, onde 3 anos depois (1924), publicou a sua primeira obra intitulada de Ideia: uma contribuição das ideias na história da arte.
Esta obra expõe os seus estudos e análises sobre a história da teoria