Panofsky
Biografia e Análise do primeiro capítulo da obra:
“O significado nas Artes Visuais”
Beatriz Fernandes 7540
Índice
I. Biografia e Introdução..........................................p.3
II. Resumo do capítulo...............................................p.4
III. Conclusão................................................................p.8
IV. Biografia..................................................................p.9
I.Biografia
Este trabalho consiste no resumo do primeiro capítulo do livro “O significado nas Artes Visuais” de Erwin Panofsky tendo como principal objetivo a análise e resumo do primeiro capítulo com base na distinção entre a iconologia e a iconografia, ou seja, o significado das obras em oposição à forma das mesmas.
Erwin Panofsky nasceu em 1892 em Hanover e morreu em Princeton no ano de 1968. Graduou-se na Universidade de Friburgo em 1914, com uma tese sobre o pintor alemão Albrecht Dürer, após ter estudado em várias universidades alemãs.
Entre 1926 e 1933 foi professor na Universidade de Hamburgo onde tinha começado a leccionar em 1921. Saiu da Alemanha quando os nazis tomaram poder em 1933 e foi para os Estados Unidos como professor no Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Princeton(1935-1962), mas também trabalhou nas Universidades de Harvard(1947-1948) e em Nova Iorque(1963-1968).
Para Panofsky a História da Arte é uma ciência na qual se definem três momentos inseparáveis do acto interpretativo das obras na sua globalidade: a leitura no sentido da imagem; a interpretação do seu significado iconográfico; e a penetração do seu conteúdo essencial como expressão de valores. A arte medieval e do renascimento, estão definidos no seu livro “Renascimentos e Renascimentos na Arte Ocidental”
II. Resumo
Iconografia ocupa-se de dar significado das obras de arte em oposição à sua forma. Vamos então definir a distinção entre o assunto ou significado e a forma.