Dilatação de líquidos
Trata-se de um experimento de dilatação de líquidos, em que tendo como base a medição de volume dilatado e sua respectiva variação de temperatura obteve-se o coeficiente de dilatação de cada líquido observado. Para o cálculo do coeficiente de dilatação foi feito o uso de equações já conhecidas.
Palavras-chave
Líquidos, dilatação, coeficiente.
1 Introdução
Neste experimento foi possível observar a Dilatação Volumétrica (ΔV) de três líquidos ao serem aquecidos (Δt), e calcular os seus respectivos coeficientes de dilatação (γ) através da relação (1).
V = V0 (1 + γ. Δt) (1)
Colocou-se o líquido em um recipiente de vidro (desprezou-se sua dilatação própria) e o interligou a um tubo mais fino (no caso, uma seringa de injeção). Ao aquecer-se, o líquido dilatou-se e um pequeno acréscimo no seu volume fez com que elevasse sensivelmente a altura do mesmo no tubo mais fino (seringa). Isso facilitou a medida da variação do volume do líquido em função do aumento de temperatura.
Utilizou-se do mesmo procedimento nos três líquidos diferentes (Água, Álcool, Glicerina), de forma em que foi possível comparar a dilatação térmica dos três.
1.1 Revisão Teórica
Praticamente todas as substâncias sólidas, líquidas e gasosas quando são submetidas a um aumento de temperatura dilatam-se, e contraem-se quando a sua temperatura é diminuída.
Quando há aumento de temperatura ocorre um aumento na agitação das moléculas envolvidas fazendo com que se eleve a distância entre os átomos. Tendo-se um aumento no volume, ou seja, dilatação.
2 Procedimento Experimental
Encheu-se com água o recipiente de vidro até a boca, despejando-se em seguida em uma proveta e mediu-se o volume de água inicial que foi igual a . Introduziu-se a agulha da seringa através de uma rolha de tamanho adequado para fechar o recipiente de vidro.