História Profissional da Educação
Mestrado em Educação
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Aspectos relevantes da História da Educação
Renata Ferreira Rios
PARTE I
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DA ANTIGUIDADE AOS NOSSOS DIAS
MANACORDA (1997)
No antigo Egito, os ensinamentos eram escritos ou mandados escrever pelo vizir pai e lidos e decorados pelos filhos prostrados no chão. Nasce a escola dos escribas (homem de poder)
1. Sociedade e educação no antigo Egito
Do Egito chegam até nós os testemunhos mais antigos e mais ricos sobre todos os aspectos da civilização e, em particular, sobre a educação. A quase totalidade de provas não se refere nem à escola intelectual ou dos aspectos formais e instrumentais da instrução (ler, escrever, calcular), nem aprendizado profissional (habilidades manuais e noções teóricas de cada ocupação). As provas são de processo de inculturação das classes dominantes: istó é, a escola de formação para a vida política, ou melhor, para o exercício do poder.
Embora compreenda elementos da instrução formal ou instrumental, a didática dos documentos falam apenas da introdução aos comportamentos e à moral.
2. O antigo império: a literatura sapiencial como instituio oratoria
Textos que descrevem os ensinamentos da época são introduzidos através de um título-sumário e encerrados numa moldura narrativa que fornece a ocasião e a circunstância em que o ensinamento foi dado. Eles descrevem conteúdos, objetivos e a relação pedagógica com o mestre. O mais antigo é o Ensinamento para Kaghemni, por meio do qual o vizir preparava ensinamentos para seus filhos. Neste caso não é possível saber se a escrita foi ensinada.
O ensinamento envolvia preceitos comportamentais e casos particulares.
“Não te envaideças em teu coração pela tua força quando estás entre teus colegas. Cuida para não ser desafiado...”
“Se sua boca procede com palavras indignas, tu deves domá-la em sua