gerenciamento de crise
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Prefácio
3. Anatomia da Saúde X Jornalistas
4. Crise: definições e conceitos
5. Vulnerabilidades do Sistema Unimed
6. Administração de Crise
7. Diagnóstico/Análise de Risco
8. Comitê de Crise
9. Prevenção: o que fazer antes da crise?
10. Se a crise ocorrer...
11. Pós-crise
12. Benefícios da Crise
13. Modelos de respostas à imprensa
14. Dicas rápidas para auxiliá-lo na lição de casa
15. Bibliografia consultada
1. APRESENTAÇÃO
Pergunta:
Quando Noé construiu a Arca?
Resposta:
Antes da chuva
Conclusão:
Você não precisa ser religioso nem ter lido a Bíblia para saber o que aconteceu no fim desta História. A tempestade veio, lavou a terra, e só restou “a turma da Arca”, que foi previdente para contar o ocorrido e reconstruir o mundo depois do vendaval.
Noé talvez tenha sido o primeiro personagem bíblico a se preparar para os momentos de adversidades – e, quem sabe, tenha protagonizado o primeiro caso bem-sucedido de gerenciamento de crise.
Crise é como chuva: uma hora ou outra ela aparece. Antecipar possíveis focos de dificuldade, se preparar para administrá-los e organizar ações que possam preservar a credibilidade da cooperativa nos momentos difíceis é uma tarefa que fica menos complicada se realizada de maneira profissional e sistemática.
Este Manual Eletrônico tem por objetivo manter esta discussão em permanente debate. Pretende ser uma fonte de consulta em que os dirigentes, gestores e profissionais de comunicação das cooperativas médicas possam encontrar valor agregado para suas atividades, seja na forma de informação, de idéias, de estudo de casos, de planejamento ou de material para reflexão.
Além disso, não tem caráter estático, podendo ser enriquecido com a contribuição de todos, bem como modificado ou atualizado, após sucessivos testes de seu conteúdo e metodologia.
2. PREFÁCIO
“O cotidiano empresarial é feito de crises. Não há céu de