História exercício Stato
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA)
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Curso: relações Internacionais – P1 – manhã Disciplina Histórias das Relações Internacionais na Idade Moderna
1. Aponte algumas raízes medievais para o estado moderno.
O aparecimento de unidades políticas persistentes e geograficamente estáveis, o desenvolvimento de instituições duradouras e impessoais, o surgimento de um consenso quanto a necessidade de uma autoridade suprema e a aceitação da mesma pelos seus súditos.
2. Quais são as características do humanismo?
R. O humanismo tem por características a alocação do centro das atenções (transição do teocentrismo para o antropocentrismo), pois vemos que as pessoas passam a não ver mais Deus como centro de todas as coisas, mas concentrar a atenção no homem e nas suas realizações potenciais. Está dividida em dois aspectos: a experiência clássica principalmente grega e a liberdade de espírito. A liberdade de espírito, busca pela beleza e da verdade ao mais presa aos padrões questões.
3. Quem são e como pensam os príncipes?
São figuras que concentram o poder e suas mãos, em que sua posição dependia segundo Maquiavel de sua virtude, ou seja, mais de sua habilidade e esperteza do que de sua autoridade legítima. Segundo o mesmo, Maquiavel, o príncipe deveria pensar de forma ambiciosa, incluindo que a ascendência e a conquista de seu poderio deveria ser conquistado as custas de qualquer coisa.
4. Quais são as principais características do Stato na Itália?
a. Por que se forma?
Surge um sentimento de necessidade de mudança da estrutura política para se adaptar a essa transição do pensamento/política medieval para um pensamento/política renascentista que é mais frio e pragmático.
b. Quais são as principais instituições?
São instituições do Estado:
Diplomacia, exércitos contratados e equilíbrio de poder .
c. Descreva cada uma delas.
Diplomacia: as informações eram