História econômica geral
O imperialismo foi um dos motivos que levou a segunda guerra mundial. Com o impasse entre demanda e oferta a competição aumenta na Europa e os ingleses precisavam baratiar seus produtos em relação ao produtos alemães. Nesse caso, não será necessário o baratiamento via exploração dos trabalhadores, pelo fato de causar uma revolta social, sendo assim, eles irão usufruir de suas colônias.
Efeitos econômicos da fase imperialista foi a elevação dos custos. O imperialismo trouxe desenvolvimento econômico com a entrada de capital financiado pelos ingleses para investimento pesado em infra-estrutura. Ao fim do império, o salário britânico estagna, acaba com a lucratividade e com a arrecadação fiscal, fazendo com que se eleve o salário real.
Padrão-ouro é uma integração econômica internacional. O meio circulante estava lastreado em quantidade de ouro. Agia como um regulador, impondo restrições aos salários e preços. (Diminuição dos custos de produção - aumento das exportações - equílibrio de Estado).
Primeiro momento: expansão econômica internacional. Um centro de garantia internacional para decidir onde investir, irá racionalizar o sistema financeiro nacional.
Julgavam a adoção do padrão uma obrigação dos membros bem comportados da economia mundial um sinal de confiabilidade: honrar suas dívidas externas. Em meio ao cumprimento de obrigações externas, podemos citar o ajuste fiscal, se uma nação abrisse um déficit nominal teria gasto uma quantidade de ouro superior ao montante recebido com as vendas, isso seria a saída do ouro do país, consentindo que a oferta interna diminui prejudicando a demanda e as vendas dos produtos.
O governo do padrão-ouro privilegiavam os laços internacionais em detrimento de demandas internas, impondo austeridade e cortes de salário a uma população relutante afim de aderir ao regime. É uma forma também de avaliar a grande confiabilidade financeira de governo.
Padrão-Ouro facilita a expansão inglesa e