História dos Azulejos
Tema: Azulejos
Os azulejos são uma das mais antigas formas de arte decorativa. A história do revestimento cerâmico é muito antiga e esse tipo de material era usado apenas pela nobreza. Nessas épocas os azulejos eram decorados por artesãos e ceramistas, que revestiam as paredes gigantescas dos imensos palácios. Devido às grandes produções e crescimento industrial em massa, a evolução tecnológica com relação ao revestimento cerâmico tornou-se acessível para todas as camadas sociais o que ajudou também o crescimento desse material. Atualmente, a variedade de revestimentos cerâmicos é grande e comporta diversos tipos de ambientes: áreas comerciais, residenciais, fachadas industriais, piscinas, etc.. Suas principais características são de: Facilidade de limpeza; Impermeabilidade; Estabilidade de cores; Manchas estéticas; Resistência à abrasão. Tudo isso torna o revestimento ainda o melhor produto para atender as necessidades de muitas pessoas.
Histórico
Aliado à arquitetura, foi sempre muito utilizado devido à sua durabilidade, propriedades técnicas e riqueza visual. O nome “azulejo” deriva da palavra árabe “Al-zulaij”, que significa pequena pedra polida.
Sua história remete às antigas civilizações, pois sabe-se que os egípcios no quarto milênio antes de cristo já decoravam suas casas com tijolos vidrados de azul, como podemos ver na imagem 1. Os tijolos esmaltados também foram muito utilizados na Mesopotâmia, um exemplar incrível de sua aplicação é a Porta de Ishtar da Babilônia, imagem 2. Originalmente considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ela foi construída no quinto século antes de cristo, e decorada com leões, touros e dragões em relevo com um forte azul vidrado no fundo.
O Império Muçulmano disseminou o uso de cerâmica como revestimento de parede, e sob influência chinesa, provinda da rota da seda, eles começaram a usar azulejos. Finos, foram utilizados amplamente na arquitetura islâmica, tanto em ambientes internos como externos.