azulejos portugueses
ASSUNTO
AZULEJOS PORTUGUESES
ESCOLA: ADVENTISTA DE SÃO FRANCISCO DO SUL
ALUNO: RYAN CARLOS DA COSTA
SERIE: 8ª ANO B
DE ONDE VEIO O AZULEJO PORTUGUÊS.
As mais antigas peças de azulejos conhecidas, datam de cinco mil anos a.C. e foram encontradas em escavações no Egito. Sabe-se também que os assírios e babilônios usavam revestimentos semelhantes. Mas foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha, na época da invasão da Península Ibérica em 1503. Mas se afirmou no final do século XV quando uma azulejaria de Sevilha foi contratada para a construção do Palácio de Sintra, em Portugal. E desde então o azulejo começou a ser amplamente utilizado no país pelos portugueses que viraram referência no assunto no mundo desde então.
Também dos árabes provém a origem do nome azulejo, derivado do termo "azuleicha" - que significa "pedra polida" que mais tarde popularizou-se em portugal que designava-se uma placa cerâmica quadrada com uma das faces decoradas e vidradas. A sua utilização é comum a outros países como Espanha, Itália, Holanda, Turquia, Irão ou Marrocos, mas em Portugal assume especialmente a importância no contexto universal da criação artística, onde percorrem estilos e linguagens de todos os tempos trazendo uma de tolerância entre o exotismo e a sensualidade.
É aplicado de modo arquitetonico através de revestimentos no interior dos edifícios e em fachadas exteriores, como tambem destacamos á arte decorativa. Tem uma longevidade do seu uso, sem interrupção durante séculos.
Os azulejos trazem e identificam a Cultura portuguesa, revelando algumas das suas raizes mais profundas como a capacidade de diálogo com outros Povos como por exemplo os das culturas árabes e indianas, evidente pelo gosto exotico aos temas de uma cultura europeia.
Mais tarde com o desenvolvimento da Cerâmica na Itália, na região da Flandres onde obteve-se a possibilidade de se pintar diretamente sobre o azulejo, em técnica de majólica.
Em