USO DE DROGAS
Módulo
Classificação das drogas, Epidemiologia e Padrões de Uso
Para prevenir o uso de drogas, é importante conhecer os efeitos que elas causam, suas diferentes classificações e as consequências de seu uso. Neste módulo, você vai estudar esses aspectos e conhecer os dados recentes sobre consumo de drogas no Brasil, seus principais indicadores epidemiológicos, bem como os padrões de consumo do álcool.
0
Unidade
01
DROGAS: CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS NO ORGANISMO
Sérgio Nicastri*
Nesta Unidade, você irá estudar o que é droga segundo a definição da
Organização Mundial da Saúde (OMS); e também quais substâncias são consideradas drogas, suas classificações e efeitos no organismo.
* Texto adaptado do Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para
Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela SENAD em 2011.
Drogas: classificação e efeitos no organismo
O que é droga?
Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, causando alterações em seu funcionamento.
Uma droga não é por si só boa ou má. Algumas substâncias são usadas com a finalidade de promover efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas medicamentos. Existem, todavia, substâncias que provocam malefícios à saúde, os venenos ou tóxicos. É interessante que a mesma substância pode funcionar como medicamento em certas situações e como tóxico em outras.
Nesta Unidade, discutiremos as principais drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental, no psiquismo. Por essa razão, são chamadas drogas psicotrópicas, conhecidas também como substâncias psicoativas.
Vale lembrar que nem todas as substâncias psicoativas têm a capacidade de provocar dependência. Há, no entanto, substâncias aparentemente inofensivas e presentes em muitos produtos de uso doméstico