Balanço patrimonial
Estrutura – Balanço patrimonial
A estrutura do balanço patrimonial é dividida em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Ativos
- Ativo circulante: Ativos circulantes são os valores que sua empresa tem disponível para operação em curto prazo, por exemplo: caixa, pagamento sobre notas fiscais já emitidas, estoque, adiantamento par fornecedores. Na prática, são considerados ativos circulante valores recebíveis em até 1 ano, contando a partir da data do balanço.
- Ativo não-circulante: Por exclusão, os não-circulantes são os ativos que não serão recebidos dentro do ano seguinte. Nessa categoria entram os bens utilizados para a realização da atividade da empresa, por exemplo: maquinas, computadores, imóveis ou carros.
Passivos
- Passivo circulante: É composto pelas dívidas que serão liquidas dentro do prazo de um ano, por exemplo: salários, impostos, etc.
- Passivo não-circulante: São as dívidas ao longo prazo, que serão quitadas depois de um ano. Nesse caso, os mais comuns são financiamentos de carros, máquinas ou imóveis.
Patrimônio Líquido O patrimônio líquido é representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa