Uso das drogas
As drogas são vistas por muitos usuários como válvula de escape a um problema, e por ser acessível se prolifera em caráter acelerado, atingindo tanto a população urbana como a rural, envolvendo toda classe social.
Quando compreendermos que os usuários de drogas em especial o crack, que (SIC) vicia desde a primeira vez que o individuo a experimenta, precisam de uma atenção especial por serem doentes e necessitam de tratamento, pois o crack desenvolve além da dependencia doenças como tuberculose, sifilis e HIV, e a abstinência causa ataques violentos nos usuarios.
O crack é um problema público de saúde grave, e ainda não sabemos lidar com a questão, por ser também um fator de risco, que contribui para os homicidios e roubos.
A falta de apoio a esses usuarios faz com que eles permaneçam nas drogas,uma vez que não há política pública de saúde para dependentes que queira se tratar.
A solução para resolver o problema do uso do crack, seria a divulgação das consequencias, acesso as redes de saúde (tratamento), assistência social, moradia adequada e fonte de renda, para a sua reintegração na sociedade. Consultórios de rua também seria importante para o resgate dos usuários, para que os profissionais pudessem avaliar de perto o problema e analisar, estudar as causas que os levaram ao uso das drogas e assim inseri-los em programas de recuperação.
Há muito tempo as ruas do centro de São Paulo é cenário para cerca de três mil usuários do crack, e o abandono permitiu que essa população cresça cada dia mais, e com o interresse em recuperar a região da cracolândia para projetos imobiliarios as autoridades querem expulsa-los como animais,
A repreensão policial só deverá ser feita para coibir a dominação de areas e quando os traficantes ameaçam as vidas das