História do Rádio( Breve resumo)
Conceito e definição:
Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidirecional por intermédio da trascepção de dados e informações previamente codificadas em sinais eletromagnéticos que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um transceptor (transmissor - receptor) de radiocomunicações, uma linha de transmissão e a antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome "sistema irradiante".
História do Rádio
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara patentes de Tesla no seu projeto.
Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874 — Roma, 20 de julho de 1937):
Engenheiro, físico e inventor italiano, iniciou uma série de experiências bem-sucedidas com sinais telegráficos sem fio, na Itália e na Inglaterra. Em 1897, fez demonstrações chegando a enviar sinais a 12 milhas de distância. Marconi é considerado o inventor do rádio. Em 1909, recebeu o prêmio Nobel de Física.
Um dos importantes fatos ocorridos na vida de Marconi foi em 1909, o qual através de seu sistema de radiotelegrafia salvou 1,7 mil pessoas de um naufrágio. Em 1912 a companhia de Marconi produzia aparelhos de rádio em larga escala, particularmente para navios.
Nikola Tesla (Smiljan, Império Austríaco, 10 de Julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de1943):
Foi um