Resumo da história do rádio
Em 1893 o padre, cientista e engenheiro Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. A Marinha Brasileira realizou, em 1 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban. Apesar disso, o primeiro mundo reconhece outro cientista como o “descobridor do rádio”, o italiano Guglielmo Marconi realiza uma transmissão de rádio entre dois navios de guerra italianos distantes 13 km um do outro e obtém, em Londres, a patente do invento. No final da Primeira Guerra Mundial, 1919, a empresa Westinghouse faz nascer, o modelo de radiodifusão como nós conhecemos hoje em dia. Ela fabricava rádios para as tropas americanas e, com o fim do conflito, ficou com uma grande quantidade de aparelhos. Para evitar prejuízo, os aparelhos de rádio que sobraram foram todos vendidos.
Edgard Roquete Pinto, antropólogo, foi um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Cronologicamente, há registros que comprovam que a primeira emissora de rádio brasileira surgiu com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, em 1919.
Em 1922, é tida como a primeira irradiação oficial a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas