Resumo do capítulo 8 – apogeu do rádio espetáculo do livro rádio – o veículo, a história e a técnica
APOGEU DO RÁDIO ESPETÁCULO (1940 a 1955)
O começo do apogeu do rádio espetáculo no Brasil, sé da juntamente com a aproximação entre Brasil e EUA durante o Estado Novo. Visando combater as alianças dos países latino americanos da Alemanha Nazista os norte americanos tentam seduzir esses países oferecendo ajuda financeira. Como programação radiofônica americana era a maior fonte de inspiração dos radialistas brasileiros desde os anos 30, foi relativamente fácil difundi no Brasilo chamado “American Way of Life”.
Com uma programação voltada principalmente para o entretenimento o rádio no Brasil viveria sua época de ouro. Programas de auditório, radionovelas ehumorísticos ganhavam cada vez mais. Também nesse período é que as rádios dão início às transmissões esportivas e o radiojornalismos ganha notoriedade devido à entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O veículo passa a ter uma grande audiência em todo país, tornando se graças a Rádio Nacional, o principal divulgador das indústrias culturais no Brasil.
O governo que acompanhava atentamente o crescimento da indústria de radiodifusão no país resolve no ano de 1945 determina através de um decreto lei a Encampação do grupo ao qual pertencia a Rádio Nacional. A partir desse momento a Nacional cresce vertiginosamente nos anos seguintes tendo o seu faturamento aumentado ano a pós ano. A emissora tornou-se imbatível na audiência, pois pertencia ao patrimônio da União, mas continuava arrecadando dinheiro com publicidade privada normalmente. Outro fator importante para esse crescimento foi a transmissão do seu sinal que era feito através de onda curtas, o que permitia que os programas da rádio alcançassem todo território nacional.
Assim a Rádio Nacional passa segundo Miriam Goldfeder a se constitui como um forte mecanismo de controle social, que visava manter a expectativas sociais dentro dos limites