Rádio AM - Segmento Popular
Projeto de Conclusão de Módulo
Radialista
Senac SP
Daniela Freitas - Fernando Neves - Marcia C. Okubo Ferreira - Soraia Oliveira
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o segmento AM popular em São Paulo hoje, através da exposição das principais características dos programas do segmento e da análise da programação de duas emissoras em particular. Nesta análise, perceberemos a importância da comunicação do locutor nos programas das rádios AM e qual o tipo de linguagem utilizada, além de notar de que forma se dá a presença da música, das notícias e da prestação de serviços. Por fim, este trabalho apresenta também a proposta de um programa destinado ao segmento analisado.
Palavras-chave: AM popular, comunicação, locução, linguagem
2
Introdução:
O tema desta pesquisa foi o segmento de rádio AM popular. Tal pesquisa foi realizada principalmente a partir da escuta das principais emissoras de rádio do segmento. Os objetivos principais desta escuta foram verificar as particularidades destas emissoras, identificar os elementos radiofônicos utilizados, verificar as características da locução, verificar de que forma se dá o direcionamento ao público alvo, além de observar a utilização da música e outros elementos eventualmente presentes.
Podemos dizer que, de maneira geral, grande parte do tempo dos programas das rádios AM é constituída da comunicação do locutor, mas é contemplada também música popular (antiga e atual), notícias e a prestação de serviços.
Diferentemente das rádios FM que tem uma linguagem objetiva, sendo que as intervenções dos locutores são relativamente curtas, visto que seu ouvinte está primordialmente voltado para a transmissão de música, nas rádios
AM temos uma linguagem explicativa, detalhista e repetitiva, pois seu público alvo tem sua principal identificação com a informação e com a figura do comunicador em si. Visando captar a atenção do ouvinte, os locutores de AM são muito