História do pensamento administrativo
Disciplina: História do Pensamento Administrativo
1. Explique os conceitos centrais do Toyotismo: Kaisen, Nenko, Kanban e just in time.
R: Kaisen (Kaizen): Se refere ao aperfeiçoamento contínuo e permanente dos trabalhadores, buscando o envolvimento de todos os trabalhadores sem a necessidade de grandes investimentos. A combinação da experiência de cada um é contribui para fazer esses aperfeiçoamentos.
Nenko: É um sistema de pagamento de salário que se baseia na avaliação da idade e tempo de antiguidade no trabalho. A remuneração é feita através de bonificações e prêmios por produção, levando em conta a produtividade do grupo de trabalho, aliada a uma fiscalização recíproca.
Kanban: Significa ‘’sinal de fábrica’’ (shop sign). É uma forma de se comunicar através da comunicação visual (cartões, fitas, avisos, etc) para controlar o fluxo de materiais. Tem como meta a produtividade e a qualidade no processo de fabricação. O sistema Kanban permite:
• Minimizar a formação de estoques;
• Parar a linha de produção para solucionar problemas;
• Controlar visualmente o processo;
• Entregar as peças de acordo com a necessidade da produção.
Just in Time: É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
Como se pode perceber pela designação, o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido pelos próprios operários, e não no fim.
O princípio base do Just in Time é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.
2. Explique os experimentos realizados na Pesquisa de Hawthorne.
R: Na