História do Pensamento Administrativo
Unidade 1 – Introdução à Administração - Auto Avaliação
1. Nesta unidade foram descritas três competências (conhecimento, perspectiva e atitude) necessárias ao desempenho das funções do administrador. Na sua opinião, qual dessas três competências gerenciais é a mais importante, ou seja, qual delas deve sobressair-se às demais para o exercício de seu cargo?
Perspectiva. Por atuar em administração, mas voltado para uma área extremamente técnica, preciso constantemente aplicar conhecimentos para exercer minhas funções. Minha atividade exige constante análise de situação e reação as informações encontradas. Prever possíveis acontecimentos futuros e planejar uma reação a eles. Todavia fiquei muito interessado em usar mais a competência da Atitude. Acredito que desenvolver um pouco mais esta competência ajudará em minhas atividades futuras.
2. Por que as funções administrativas precisam ter uma abordagem processual?
Pesquisei um pouco mais o assunto e encontrei algo interessante, que complementa o material da unidade: Para Fayol (o fundador da abordagem processual), são funções executivas as atividades de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (FAYOL, 1990):
Prever
– é investigar profundamente o futuro e traçar o programa de ação;
Organizar
– é compor o duplo organismo, material e social, da empresa;
Comandar
– é gerir o pessoal;
Coordenar
– é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços.
Controlar
– é ser vigilante para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Note que além dos 4 pilares colocados no material da UNISUL (Chiavenato), a saber,
PLANEJAMENTO, DIREÇÃO, CONTROLE e ORGANIZAÇÃO, foi acrescentado “prever”, que poderia estar inserido em planejar, mas que colocado a parte dá uma relevância maior a função
Planejar do Administrador, ver à frente, antecipar acontecimentos, pensar no que outros ainda não se “tocaram”
De fato é bom