Historia do pensamento administrativo
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
2010
Questão 1
Observando as competências duráveis, podemos concluir que o conhecimento se dá pelo acesso à informação, por viver experiências, ter o hábito frequente da leitura, reciclar-se e manter uma rede de relacionamentos significativa. Perspectiva entende-se por colocar o conhecimento em prática, visualizar oportunidades e usar sempre da criatividade, para criar e inovar. E atitude consiste em formar um estilo próprio, moldado de acordo com experiências e objetivos que se tenha. Ser empreendedor, determinado e fazer cumprir com o que se planeja e objetiva.
Fonte: (HARFUSH, Karim Midlej. As competências duráveis do Administrador. Administrar é preciso! Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2010.)
No vídeo podemos perceber pelo menos duas competências no caso de Luciana. A perspectiva, pois percebe-se a iniciativa de utilizar o software para organizar melhor os processos de sua loja e também auxiliar em um planejamento mais efetivo, além de se tratar também de uma inovação de recursos. E atitude, mostrando empreendedorismo, com planos de investimentos e abertura de uma filial. Fica notória a clareza dos objetivos e a determinação em atingi-los, tendo por base um bom planejamento de negócio.
Questão 2
Luciana utiliza-se de um programa desenvolvido pelo SEBRAE, que “acompanha” o negócio. Um dos principais objetivos é que o empreendedor possa dinamizar e lidar com mais facilidade com alguns processos como calcular lucratividade e rentabilidade, ter uma visão mais clara do negócio, perceber onde se pode e deve investir e planejar ações futuras.
Para melhorar ainda mais estes processos, podemos sugerir ações