Analise de investimento
Análise Vertical
A Análise Vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação das demonstrações financeira (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta no Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.
Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: valor base é o total da receita liquida.
O calculo do percentual da participação relativas das contas ou grupo de cada grupo de contas do Ativo ou do Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor do total do ativo ou do passivo.
Análise Horizontal
A análise horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta do grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por período.
Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.
A outra maneira, e também a mais usual na Análise Horizontal é tomar como base o exercícios imediatamente anterior ao que está sendo analisado. Esse método torna mais dinâmico a análise, possibilitando apurar a evolução em menores períodos de tempo.
A relação existente entre o valor de uma conta contábil em determinado data e seu valor obtido na data-base chamamos de Número-índice.
ANÁLISE VERTICAL x ANÁLISE HORIZONTAL
A análise vertical e a análise horizontal completam as análises feitas por meio dos Índices Financeiros, pois fornecem uma visão mais detalhada das contas ou grupo de contas, facilitando a identificação de pontos frágeis, ao passo que os Índices Financeiros fornecem dados genéricos sobre a empresa.
Outro ponto forte,