História do município do cazenga
A informação obtida sobre a origem, formação e desenvolvimento do município é baseada em parte na versão popular, obtida através de várias entrevistas e dos encontros feitos nas comunidades e também em alguns textos existentes. Estes últimos tratam do processo mais global de desenvolvimento da cidade de Luanda e dos seus vários momentos de transição e de diferenciação dos aglomerados habitacionais que possuem uma clara relevância para a história do município.
Por volta do século XVIII a região onde se situa o actual Município do Cazenga era uma zona distante dos aglomerados habitacionais de Luanda, sendo até povoada por animais selvagens e existindo vários riachos que serviam de fonte de água para os mesmos. Conta-se que foi durante este século que chegou a esta zona um cidadão proveniente da agora República do Congo, de nome Miguel Pedro Cazenga, que ali se instalou, ocupando toda uma enorme extensão de terra que ia desde a actual praça do Kinaxixi até ao actual Município de Viana. Miguel Pedro Cazenga e seus descendentes viveram desde aqueles tempos nestas paragens. Consta também que um deles, Pedro Guilherme Cazenga, faleceu na região do actual município aos 9 de Janeiro de 1946 e que é em sua homenagem que foi definida a data de 9 de Janeiro como dia comemorativo do Município do Cazenga.
No final da década de 60 o Estado colonial construiu os então chamados “bairros indígenas” para a população africana expulsa de áreas onde anteriormente habitadas e que iam sendo procuradas devido à rápida expansão da cidade e da população de origem europeia. Deste modo a cidade de Luanda expande-se e a população “indígena” foi sendo paulatinamente empurrada para a sua periferia, os chamados musseques. Esta população expulsa e os migrantes vindos do interior, atraídos pelas melhores oportunidades económicas de uma Luanda em expansão resultou num contínuo no aumento da taxa de ocupação e da densidade populacional dos musseques.