História do Handebol
A história do handebol, até os dias de hoje não se sabe quem inventou, pois existem vários registros de modalidades semelhantes durante o passar do tempo. A primeira ideia de jogo praticada parecida com a que conhecemos hoje foi do Homero, na Odisséia. Depois foi a vez dos Romanos, mas quem realmente iniciou o jogo como se conhece hoje é de um professor de Educação Física, o alemão Karl Schelenz.
Durante a Primeira Guerra Mundial foi quando surgiu o Handebol, e a principio era praticado apenas por mulheres. Os jogos ocorriam em campos de 40x20m. Quando os homens começaram a praticar as dimensões foram igualadas ao campo de futebol, espalhando-se por toda a Europa.
A primeira entidade responsável pelo Handebol foi criada em 1927, a FIHA (Federação Internacional de Handebol Amador). Em 1946, em Copenhague, foi oficializado, pelos suecos, o Handebol de salão para sete jogadores por equipe. E a FIHA passou a ser a FIH (Federação Internacional de Handebol).
Histórico Olímpico:
Em 1933, com a criação da federação alemã de handebol, a modalidade fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Ainda em seu mais conhecido formado, o handebol de campo. Ele era praticado por 11 jogadores em cada equipe, nas dimensões parecidas com o campo de futebol. Teve apenas participação da modalidade disputada por equipes masculinas, e está foi à única vez que este gênero de handebol participou dos jogos Olímpicos.
Em 1972 a modalidade foi aos jogos Olímpicos de Munique, desta vez em uma forma diferente de disputa, na quadra. Esse jeito é praticado por sete jogadores por equipe, em uma quadra de 40x20m e os gols (baliza) 2x3m. Novamente em 1972 foi apenas disputado por homens. A partir de 1976, em Montreal, que as olimpíadas tiveram a participação de equipes femininas no handebol.
História do Handebol no Brasil:
Em nosso país, o handebol de campo, foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente por alemães, no início da