poder
O poder e um tema bastante complexo e instigante, que atrai a curiosidade de todos quem o estuda, de quem exerce e de quem e submetido a ele.E uma ferramenta para dar as organizações de alguma forma eficiência e eficácia.
O poder e uma das forças mais significativas nas organizações. Pode ser um instrumento para sucesso na organização ou também pode ser o fracasso da mesma, por isso e importantíssimo sabermos usa-lo de maneira coerente.
Ele e definido como capacidade de potencial para exercer influencia sobre outro, ou seja, e a habilidade de influenciar o comportamento alheio, a capacidade para afetar o comportamento dos outros.
Ele esta em todas as relações sociais, e uma qualidade que o individuo possui em relação ao outro individuo ou grupo. Portanto e constituído por um fenômeno social e não individual.
Para Weber, significa toda a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistência, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
Um conceito generalizado e identificado pelos seus pesquisadores que pode ser considerada clássica entre os estudos organizacionais e que:
“O poder de uma pessoa A sobre uma pessoa B é a capacidade que A tem em obter que B faça algo que não teria feito sem a intervenção de A.”
O exercício do poder, de acordo com Weber, está relacionado com a administração, é inerente à função gerencial, pois se trata de induzir pessoas a agirem de acordo com determinadas expectativas. Visto desta maneira, quem administra o faz influenciando o comportamento de outras pessoas, portanto exercendo algum poder. Seja institucional, derivado do cargo que ocupa, seja motivado pela capacidade pessoal, ou ambos.
Na estrutura de funcionamento das organizações, a questão do poder é fundamental, pois trata-se de um sistema de relações sociais em que existe permanentemente uma hierarquização baseada em diferentes capacidades dos indivíduos nas posições que se ocupam nestas organizações.
O