História do handebol
O esporte, ao contrário do vôlei e do basquete, não possui inventor ou data de criação. Efetivamente, desde a Grécia Antiga, e também na antiga Roma, se tem notícias de jogos que eram praticados com uma bola, utilizando apenas as mãos. Na Europa, durante a Idade Média, da mesma forma são encontrados outros jogos que se assemelham ao handebol e que serviam para divertir e pôr em forma muitas pessoas que já apreciavam os diversos esportes que faziam uso da bola.
Foram criados vários jogos, em vários locais do mundo, com objetivos e nomes diferentes, mas que se assemelhavam ao Handebol jogado hoje. Porém, oficialmente o jogo foi iniciado por Hirschmann, em 1912 na Alemanha, com o nome de Raftball. Logo depois, em 1919, um outro alemão, Karl Schelenz, reformulou o jogo rebatizando-o de Handball.
O jogo passou a ser competido com um time de onze jogadores e as regras foram oficializadas pela Federação Alemã de Ginástica. Em 1920 o jogo tornou-se oficial.
Em 1936 o esporte, jogado na grama, foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin. Porém, aos poucos foi sendo substituído pelo Handebol a 7, ou seja, uma variação do jogo que havia sido criada pelos Tchecos e que era praticada com sete jogadores, em quadra e não em gramado. Este jogo era chamado pelos Tchecos de Hazena, mas ficou conhecido mundialmente como Handebol.
Em 1972 o jogo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin apenas com a categoria masculina, mas em 1976 a categoria feminina foi também incluída em Montrela-Canadá.
No Brasil, o handebol de salão foi oficializado apenas em 1954. Viera para o país por meio de imigrantes alemães, logo após a I Guerra Mundial. Como os alemães eram acostumados a jogar a modalidade em campo, foi assim que ela se popularizou a princípio. Em São Paulo, especificamente, foi o local onde teve melhor aceitação, chegando a oficializar-se através da fundação da Federação Paulista de Handebol em 1940.
Em 1º de Agosto de 2005 entraram em vigor as novas