História de Uma Alma
Igor Neri de Souza
Prof.ª Kássia
Resumo do Livro: História de uma Alma
07 de Junho de 2013
Rio Verde de MT-MS
História de Uma Alma
Este livro é uma compilação de três cadernos autobiográficos de Santa Teresinha do Menino Jesus, destinados à sua irmã Paulina, Priora do Carmelo de Lisieux, à Irmã Maria do Sagrado Coração, sua irmã biológica Maria, e a Madre Maria de Gonzaga. O livro começa falando da infância de Maria Francisca Teresa (nascida no dia 2 de janeiro de 1873), filha de Luís Martin e Zélia Guérin.
Em toda sua infância, Santa Teresa foi cercada de afeto e amor de seus familiares, recebendo excelente formação catequética. Ficou órfã de mãe aos 4 anos de idade, e então se mudou com sua família para a cidade de Lisieux. Teresa então adota Paulina, sua irmã, como “mãe”.
Por conta de entrada de Paulina ao Carmelo, Santa Teresa fica doente, mas é curada pela intercessão de Nossa Senhora das Vitórias.
Estudou na Abadia das Monjas Beneditinas de Lisieux, recebendo a sua primeira comunhão em 8 de maio de 1884, e, poucas semanas mais tarde, no dia 14 de junho do mesmo ano, recebe o sacramento da Crisma. No Natal de 1886, têm a graça de passar por uma experiência espiritual muito profunda, que foi chamada por ela de "completa conversão", onde Santa Teresa incute um enorme desejo de salvar almas, conter sua fragilidade emotiva, e ter uma vida de profunda santidade.
Desejava ser uma religiosa carmelita, assim como suas irmãs Paulina e Maria, no Carmelo de Lisieux, mas fora impedida, devido à sua pouca idade. No dia 20 de novembro de 1887, o então Papa Leão XIII, concede à Teresa a permissão para entrar no Carmelo, antes negada pelo Bispo de Lisieux. Nesta época Teresa tinha 15 anos de idade.
Sua entrada ao Carmelo ocorreu em 9 de abril de 1888, e emitiu sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1890. No Carmelo, segue obedecendo fielmente as ordens da Madre Genoveva, a então