FICHAMENTO: DEUS, ALMA E MORTE NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA PAULA DANTAS DA FONSECA
FICHAMENTO: DEUS, ALMA E MORTE NA
HISTÓRIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL
Paripiranga
Setembro de 2013
ALVES, José Maria. Deus, alma e morte na história do pensamento ocidental.1ª edição, 2008.
Nasceu em Lisboa no ano de 1953, formado em homeopatia, pelo Homeopatas Sem Fronteiras – Portugal tendo ficado responsável pela área da Formação Pedagógica. Ministra Cursos de Homeopatia, Florais de Bach e de Isopatia. Publicou quatro livros, cujos direitos de autor da primeira edição revertem integralmente para os HSF. Esta obra fala das questões de Deus, alma e morte que são inquietações frequentes e torturantes. Varios filosófos de tempos diferenciados demosntram seus pensamentos a cerca deste assunto.
Capítulo 1 – Filosofia
“Mas, talvez mais do que com Pitágoras, foi Sócrates e na sequência deste, Platão, que definiram com algum rigor a palavra filosofia, entendida como amor da sabedoria, o que pressupõe o seu desejo, que é o desejo de conhecer, na medida do possível, tudo o que é passível de conhecimento”. (p. 4)
“A filosofia, à primeira vista, parece ter triunfado sobre os males do passado. Também julgamos que triunfará sobre os do futuro. Pena é, que nada consiga transformar no presente, e seja sinônimo de inutilidade prática”. (p. 6)
⃰ Neste capítulo mostra o surgimento da filosofia e que foi através de Pitágoras, Sócrates e Platão que ela foi definida. E eles entenderam a Filosofia como amor a sabedoria.
Capítulo 2 – A METAFÍSICA E OS SEUS PROBLEMAS
“A metafísica faz uso da razão e não da revelação religiosa como ocorre com a teologia revelada, para atingir respostas a questões cujo objecto são realidades imateriais, tais como Deus, a alma, a morte e seu significado. A metafísica começa onde todas as outras ciências terminam”. (p. 6)
“As questões metafísicas são questões sem