história do direito
O Direito é instrumento de controle social que evolui com a sociedade, por esse motivo, é de extrema importância que alunos do curso de direito saibam a sua história. Não há como desvinculá-lo da realidade histórica, pois é preciso saber como este direito foi, até ontem, para entendê-lo, hoje, e melhorá-lo, amanhã. A importância inestimável da História do Direito é de fornecer ao direito atual a compreensão dessa retrospectiva, esclarecendo dúvidas, afastando imprecisões, levantando, passo a passo, a verdadeira estrutura do ordenamento, seus institutos mais sólidos e perenes, suas bases de fundo e suas características formais, até alcançar a razão de ser de seu significa e conteúdo.
Na condição de ciência que é, descrê e revele; pesquisa e esclarece; coordena e explicita a vida jurídica de um povo em seus mais variados aspectos, detendo-se nas fontes, nos costumes, na legislação que o rege, em todas as manifestações, enfim, que possibilitem o aperfeiçoamento dessa compreensão como um todo.
A História do Direito, embora presente desde épocas remotas que se perdem na origem das civilizações, teve o seu estudo institucionalizado de dois séculos para cá, incorporando-se definitivamente ao elenco das ciências jurídicas, de modo a constituir disciplina obrigatória para formação de todo aquele que procura um completo conhecimento do saber no campo do Direito. Mas para isso, passou por um grande processo, sofrendo várias alterações, de acordo com o conhecimento agregado de grandes nomes do meio jurídico.
Já no Brasil, o estudo da História do Direito, embora não contasse com cadeira própria quando da instituição dos cursos jurídicos, sempre esteve presente na preocupação dos educadores e no magistério desenvolvido nas Faculdades de Direito de São Paulo e do Recife. O primeiro Seminário de Ensino Jurídico, realizado em 1967, sob o patrocínio do Instituto dos Advogados Brasileiros, ao tratar do currículo mínimo do curso de