História de santa catarina - síntese
Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira – CASCGO
A História de Santa Catarina
Professor: Nilton José Cristofolini
Disciplina: História
Aluno: Marcos Jahn
Araquari, novembro de 2007
Introdução
Este trabalho pretende mostrar a toda a história de um importante estado brasileiro, o estado de Santa Catarina. Hoje, representa um papel importante dentro do nosso país, devido a sua colonização que foi implantada, pois, toda a sua história, desde descobrimento, colonização, enfim, desde seu início, seu desenvolvimento e até chegar os dias de hoje influenciaram, e ainda influenciam, para desempenhar esse importante papel no cenário brasileiro.
História de Santa Catarina - Período Colônia
Expedições Exploratórias
A revelação do Litoral catarinense foi feita pelas primeiras expedições exploradoras do Brasil. Dele recebeu a Ilha, que antes era denominada dos Patos, o nome de Santa Catarina. Alguns dos navios da expedição lograram chegar à Ilha de Santa Catarina, onde os espanhóis permaneceram dois anos. Merecem revelo na passagem da expedição Sanabria a participação de Hans Staden, que legou interessante narrativa da viagem, e o nascimento, em São Francisco, de Herdinando Trejo de Sanabria, filho de Hernando, futuro bispo e fundador da Universidade de Córdoba, na República da Argentina. Só os jesuítas se ergueram em defesa dos índios, e Nóbrega conseguiu do Governador-Geral ordem de reconduzi-los livres a Santa Catarina. Nova guerra e novo esforço jesuítico, de que resultou a lei de liberdade dos índios, de 1595.
Povoamento Vicentista
Portugal, que já manifestara interesse em fundar uma colônia na margem esquerda do Rio da Prata, começa a encarar com muito interesse e cuidado a preservação da Ilha de Santa Catarina e avançam pacificamente. Em 1637 é o grande patriarca Francisco Dias Velho que se fixa com filhos criados e escravos na Ilha de Santa Catarina, fundando a ermida