Proposta curricular de santa catarina – estudos temáticos 2005
COMPONENTE CURRICULAR: CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA
ACADÊMICOS: GABRIELLE CRISTINA BAUMER
Proposta Curricular de Santa Catarina – Estudos Temáticos 2005
O processo de elaboração e sistematização dos documentos da Proposta Curricular se deu basicamente em dois momentos bastante distintos, nos quais a participação dos educadores constituiu elemento marcante. O primeiro deles foi de 1988 a 1991, quando sob coordenação da Secretaria de Educação, um representativo grupo de educadores discutiu a elaboração de documentos publicados em forma de “caderno” em 1991. O objetivo do trabalho na época era “dar ao currículo escolar catarinense certa unidade a partir da contribuição das concepções educacionais derivadas desse marco teórico” qual seja o enfoque histórico-cultural.
Outro momento significativo teve início em 1996, quando se iniciou o processo de revisão e aprofundamento do conteúdo da proposta publicado em 1991. Do processo de discussão e elaboração, em 1998 foi publicada a segunda edição.
Em 2003 a SED (Secretaria de Estado da Educação) busca dar início a uma nova fase no processo de consolidação da Proposta Curricular, constituiu-se seis grupos temáticos formado por professores, gestores, especialistas e mestres, onde discutiram e organizaram as diretrizes para os seguintes temas: Educação e Infância, Alfabetização com Letramento, Educação e Trabalho, Educação de Trabalhadores, Ensino Noturno e Educação de Jovens. A proposta curricular passaria a servir como referencial teórico e metodológico à ação pedagógica nas diferentes etapas e modalidades da Educação na Escola Pública de Santa Catarina, a partir de 2006.
ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO
Esse tema da proposta aborda os conhecimentos da alfabetização com letramento e reflete sobre as concepções de ensino e aprendizagem da língua, fundamentados nas teorias Histórico-cultural (Vygotsky) e dialógica (Bakhtin), possibilitando que os envolvidos no processo se tornem