Síntese de propaganda - análise das agências de publicidade e propaganda na realidade regional do vale do itajaí
Síntese de Propaganda - Análise das Agências de Publicidade e Propaganda na Realidade Regional do Vale do Itajaí O artigo se baseia em revelar alguns assuntos importantes com referência as Agências de Publicidade e Propaganda.
De acordo com Sampaio (1995), a maior função de uma agência é a criação da propaganda, a geração de ideias. Tirando um dos conceitos do artigo, Pinho diz que "a agência de propaganda é uma entidade especializada na ciência, arte e técnica publicitárias, que estuda, concebe, executa e distribui propaganda por ordem e conta de clientes-anunciantes, aos quais não deve ser direta nem indiretamente filiada". Segundo ele também a agência tem como estrutura básica: o atendimento, a criação e a mídia, quando a agência é maior, outras áreas são colocadas.
Historicamente, nas décadas de 1930, 40 e 50 em Santa Catarina, a propaganda começa com garotos e seus megafones “gritando” nas ruas as ofertas e liquidações. Outros métodos para o início foram os slides projetados em telões nas praças onde as pessoas se reuniam para namorar e conversar com amigos. Tais acontecimentos levam a criação de empresas e agências de propaganda.
Segundo informações do site Sinapro Santa Catarina (2012), o estado conta atualmente com 102 agências associadas, distribuídas em sete regionais sendo que a maior parte na região da grande Florianópolis e 28 se localizam na regional do Vale do Itajaí com destaque para Blumenau. O Governo do Estado e órgãos públicos são alguns dos clientes mais comuns das agências de propaganda no estado de Santa Catarina.
As agências no Vale do Itajaí são novas, mas recebem, hoje, uma grande demanda de trabalho. São poucas que possuem mais de 20 anos de história e a grande maioria delas só foi criada a partir do início dos anos 2000. Essas agências possuem em média entre 11 e 25 profissionais. São várias empresas, dos mais variados setores que buscam os trabalhos oferecidos pelas agências. Para