História de Cuba e seu Bloqueio Econômico
Este trabalho objetiva a realização de um resumo dos fascículos N°01 – “ Soberania e Imperialismo”, N°02 – “Resistência e Criatividade” e N°03 – “Solidariedade e Internacionalismo” da série “Cuba sem Bloqueio”, produzida pela revista “Caros Amigos”, a fim de nos trazer melhor entendimento a respeito da conjuntura histórica e política relacionada a Cuba nos séculos XX e XXI.
---------- 1° Fascículo Virar a página
A “Caros Amigos”, com os fascículos, deseja mostrar como e porque foi iniciado o bloqueio, um pouco da vida em Cuba, a conjuntura da guerra fria e das ditaduras na América Latina, bem como as consequências e do bloqueio e a resistência do povo cubano, o qual luta para reintegrar-se na nova situação geopolítica do mundo. Essa produção jornalística também visa apoiar o fim do bloqueio e o direito do povo cubano de defender sua soberania e ter respeitado o seu sistema político.
Revolução – Um povo que conquistou a sua soberania por Paula Salati
A trajetória de Cuba do estado de subserviência para a revolução foi árdua. Contou com a participação do povo e de grandes líderes, implantando na ilha o socialismo e tornando-a símbolo de soberania popular mundialmente.
Na primeira metade do século XX, Cuba encontrava-se em um quadro socioeconômico farto de desigualdade. Isso era proveniente da sua tardia independência do colonizador espanhol, em 1898, além do fato dos EUA ter ocupado a ilha militarmente até 1902, o que resultou na imposição da Emenda Platt – dispositivo legal o qual instituia livre intervenção dos norte-americanos sobre a política e economia cubanas. Assim, Cuba tornava-se muito dependente do capital estadunidense, o qual era investido nos diversos setores do páis, principalmente o açucareiro (central atividade do país).
Em 1952, o general Fulgêncio Batista realizo um um golpe de Estado e estabeleceu no país um regime ditatorial, o qual