Extração de minérios submarinos
ISADORA OLIVE
DIEGO FÁVARO
MAITÊ CENEDESI
JOÃO LUCAS SALLES
NURY BERNAL
MATEUS ALVES
VERÔNICA GIRALDI
GIOVANA MAZUCO
1º TERMO – BICT MAR 02- UNIFESP
INTRODUÇÃO
Sempre que um produto, que tem sido alvo de exploração em grande escala há centenas de anos, entra em escassez em determinada região, precisam surgir novas alternativas para continuar suprindo a demanda. A situação dos minérios não foi diferente. A exploração sem critérios de preservação levou ao fim a reserva mineral em determinados pontos, abrindo caminho para a mais nova área a entrar na mira das empresas mineradoras: o gigantesco espaço marinho, com sua vasta biodiversidade e amplitude. Porém essa ação não é tão simples, temos muitos pontos positivos, porém correndo lado a lado com impactos ambientais de altas proporções. Fizemos um trabalho sobre como se desenvolve essa área econômica relacionada ao mar, com foco em cinco linhas distintas, tais como: impactos socioeconômicos e ambientais da mineração subaquática; ações ou praticas sustentáveis para essa extração; definição do processo e como ocorre e se desenvolve no Brasil.
COMO OCORRE O PROCESSO DE MINERAÇÃO SUBMARINA A mineração submarina não é algo tão fácil na prática como é em pauta. Condições adversas como fortíssima pressão e impossibilidade de usar a mão de obra humana – usada na mineração convencional – requerem adaptações e novas técnicas para realizar o procedimento, como explicaremos a seguir.
INICIO DA MINERAÇÃO – PESQUISA O processo de extração de minérios em águas submarinas é caro e delicado, pois com a gigantesca extensão marítima do globo terrestre, é impossível saber onde encontrar metais preciosos com precisão. Arriscar seria uma ação irresponsável e resultaria em mais prejuízos do que lucros, não só para a empresa, mas para com o meio ambiente e a nossa sociedade. Devido a isso, as empresas criaram métodos para encontrar minérios sem gastar tanto dinheiro e tentando diminuir os danos. Esses