HISTÓRIA DAS IDEIAS
Um dos principais acontecimentos na Idade Média foi a implementação do Feudalismo como modelo econômico. Esta estrutura baseava-se principalmente na agricultura. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal, à estrutura econômica era de caráter autossuficiente e com trocas naturais.
As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal, à estrutura econômica era de caráter autossuficiente e com trocas naturais.
Embora o comércio existisse, essa não foi uma atividade predominante; mas existia sob duas formas: o comércio local (onde realizava-se as trocas naturais) e a longa distância (responsável pelo abastecimento de determinados produtos como sal, pimenta e cravo), as moedas eram também utilizadas só que em pouca escala mais também tinha papel fundamental.
Quanto mais lotes de terra se tinha, mais poder adquiria. Tais terras em divididas em três partes: terras coletivas ou campos abertos (uso comum, onde se recolhiam madeira, frutos e efetuava-se a caça), propriedade privada do senhor (uso exclusivo do senhor feudal), e manso servil (terras utilizadas pelos servos, que serviam para manter o sustento destes e o cumprimento das obrigações feudais).
Questão 3°
A Sociedade Medieval é uma sociedade rural, que vive principalmente no campo, era caracterizada pela pouca mobilidade social e hierarquia, e dividida em forma: Grupos privilegiados e não privilegiados.
Clero
O Clero era constituído por membros da Igreja Católica. Exercia grande influência, poder e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Todos os que faziam parte desta sociedade eram isentos do pagamento de impostos, arrecadavam o dízimo dos fiéis e detinham grande parcela de conhecimento, transcrevendo manuscritos, livros sagrados. Alguns dos privilégios de que o clero gozava incluíam: receber grandes doações de terras e outros bens, exercer cargos administrativos, não pagar impostos, tinham seus próprios tribunais e dedicavam-se à