Universidade: a ideia e a história.
Letras-Língua Portuguesa.
Profa. Dra. Rebeca Alcântara e Silva Meijer.
Inserção na Vida Universitária.
Caio Lemos Sales.
Universidade: a idéia e a história.
Resumo
O artigo aborda o tema da universidade sob dois aspectos, a sua ideia e a sua história. A história é marcada por uma grande tensão entre os poderes religiosos e estatais, que tentavam comandar aquela que seria um grande apoio cultural e político, mas ao mesmo tempo, uma formadora de conhecimento crítico a esses dois pólos. Então, a universidade cria uma relação de submissão a esses governos e tem como consequência, a limitação dos seus estudos. Assim, a ideia de universidade é feita de acordo com essas relações políticas e sociais. Em certos trechos, Franklin Leopoldo e Silva, escreve que a instituição era vista como algo elitizado, teórico, racional e que passou por grandes contradições quanto a sua missão como organização que constrói saberes. Dessa forma, o autor conclui que a universidade, mesmo na contemporaneidade está em constante adaptação.
Citações
“[...] a busca do saber é movida por uma inquietação intrínseca ao próprio movimento do conhecer.” (2006, p. 197).
“Tudo o que a universidade precisa fazer é recusar o que tem sido para tornar-se o que o tempo histórico lhe impõe como um dever-ser”. (2006, p. 199).
Questões
I) Qual a ideia central do texto?
No início do artigo o autor destaca que ao tratar do histórico da universidade estamos tentando compreender o presente, a atualidade. Então, ideia central é sintetizar as imagens, que se construíram a partir de fatos históricos que a instituição passou para entendermos as novas metodologias de ensino que são praticadas atualmente, por exemplo.
II) Quais as suas principais aprendizagens após a leitura?
Lendo o artigo, eu pude compreender que a universidade busca analisar criticamente os poderes vigentes e todas as características da sociedade na qual ela está