história da ultrassom
CAMPO GRANDE MS 27/05/2014
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 5º SEMESTRE (U) História da ultrassom
A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.
Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHZ O ECO é o resultado de uma reverberação múltipla das ondas sonoras e o Hertz é a medida utilizada para medir o número de vibrações por segundo de uma onda sonora. Quanto maior o número de Hertz, mais agudo será o som, quanto menor o número de Hertz, mais grave será o som. O conceito de som pode ser descrito como o resultado da vibração dos corpos, que provoca uma onda mecânica e longitudinal. Ela se propaga de forma circuncêntrica (em todas as direções) em meios com massa e elasticidade, sejam eles meios sólidos, líquidos ou gasosos.
Para que as ondas sonoras sejam transmitidas, deve haver uma substância (ou meio) que seja comprimida, por isso, o som não se propaga através do vácuo. Quanto mais denso for o meio, mais rápido ele transmite a onda sonora.
Em 1793 o italiano Spallanzani fez a primeira observação sobre os morcegos e constatou que mesmo impedidos de enxergar, desviavam-se de obstáculos e apanhavam as suas presas no ar e que, quando eram impedidos de ouvir, mesmo com a visão mantida, perdiam completamente a capacidade de orientação em vôo.
A "Teoria do Som" foi publicada pela primeira vez em 1877, este tratado praticamente inaugurou a física acústica moderna, iniciada por um cientista inglês John William Strutt, também conhecido por Lorde Rayleigh, esta teoria foi posta em prática Durante a Primeira Guerra Mundial, através da utilização de geradores de sons de baixa freqüência que facilitava a navegação submarina, permitindo a detecção de