Historia DO ULTRASSOM 2
Segundo Bontrager, o surgimento do ultrassom pode ser datado da primeira Guerra Mundial, ou um pouco depois dela, quando foi desenvolvido o sonar, posteriormente aperfeiçoado durante a segunda Guerra Mundial. O sonar é uma técnica na qual ondas são emitidas através da água, e os ecos que retornam são detectados com o objetivo de identificar objetos submersos.Depois da Guerra, pesquisadores da área médica fizeram investigações e desenvolveram um modo da aplicar esses conceitos no campo da medicina diagnóstica.
Modo A: o primeiro aparelho de ultrasonografia em modo A foi construído no Japão no inicio da década de 1950. As imagens obtidas por ultrassonografia em modo A representam a anatomia por meio de um conjunto de flexões vistas em um monitor. A altura dessas deflexões representa a intensidade do eco que retorna.
Modo B: no final da década de 1950, pesquisadores dos Estados Unidos, Japão e Europa criaram aparelhos de ultrassonografia bidmencional, com escala de tons cinza, denominados modo B. O uso da escala de tons cinza possibilita que a intensidade dos ecos que retornam seja representada por tons variados de cinza. Um conversor amplifica e processa esses ecos e exibe-os em um monitor com escala de tons cinza.
Dinâmica em tempo real: na década de 1970, os avanços da eletrônica e o surgimento dos computadores possibilitam a obtenção de imagens dinâmicas ou em tempo real, que permitem aos médicos e aos ultrassonografistas visualizar a anatomia no momento em que uma varredura é feita.
Doppler: a ultrassonografia com Doppler foi utilizada pela primeira vez no Japão para estudar estruturas vasculares e o comportamento do sangue em movimento. Mais tarde, na década de 1980, os avanços da tecnologia permitiram a criação da ultrassonografia em cores, que representa o fluxo sanguíneo em varias cores para indicar sua velocidade e direção.
Sistema digital: os sistemas digitais mais modernos foram utilizados pela primeira vez no inicio da década de 1990. Eles