História da psicologia
A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2004. - - Estudos de Psicologia, jan.-abr., año/vol. 9, número 001. pp. 17-24.
. Resumo da Obra
Falaremos neste artigo sobre a psicologia, tanto o campo de conhecimento quanto da profissão e sua importância. Mostraremos as questões sobre a disciplina, como um todo, sendo abordada de maneira esclarecedora sem ter apenas um tema escolhido para trabalhar, sendo assim temos uma possibilidade de discussão da área que os projetos da Psicologia podem alcançar diante das demandas culturais que é a base para o desenvolvimento da psicologia em diferentes modos tanto como área de conhecimento quanto como profissão de ajuda, tendo a referência às práticas que define, esta então baseada na maneira como os psicólogos atuam intervindo psicologicamente na solução dos problemas humanos.
O(s) objeto(s) da Psicologia Temos esse tema como o ponto de partida, para o esclarecimento de como a construção da Psicologia como uma disciplina independente. São muitos os problemas tanto em torno da construção como disciplina independente quanto na diversidade dos problemas do mundo moderno oferecidos a essa profissão de ajuda e isso faz com que seja necessário não apenas um objeto da Psicologia.
Em literaturas mais históricas é considerado como objeto original dessa disciplina, a subjetividade que segundo Tourinho, a experiência subjetiva privatizada (subjetividade) do homem moderno, seria composta por condições históricas culturais e pelo individualismo (práticas e discurso individualista).
Segundo Elias, seriam fatores que determinariam a auto imagem que surge com o mundo moderno, e surgindo com essa auto imagem um desprendimento universal do individuo em relação as suas relações com os outros, e esse desprendimento que se apresenta a