Funcionalismo
Dentre as três formas de funcionalismo desenvolvidas destacarão nesse momento o funcionalismo Absoluto – em antropologia, no qual obteve maior sucesso graças aos seus grandes nomes, destacando-se Malinowski o sistematizador do funcionalismo e em seguida e não menos importante o Radcliffe-Brown que nos deixa as primeiras teses funcionalistas e estruturalistas. Basicamente analisando as necessidades culturais de uma dada sociedade e estrutura e função em sociedades primitivas, buscando inspiração no evolucionismo já que explica a sociedade como um corpo vivo, as partes de um conjunto formam um todo, a teoria marxista foi fundamental para construção de uma critica dessa concepção evolucionista.
Sequentemente diante do surgimento do funcionalismo no início do século XX, se dá a escola funcionalista, sustentada pelas teses de Malinowski e Radcliffe-Brown. Seguindo os princípios da escola funcionalista se deve estudar a sociedade compreendendo-a como uma totalidade e as diferentes partes se desenvolve em relação uma com as outras, estabelecendo a função de satisfazer as necessidades básicas do homem, não somente as biológicas, mas as necessidades sociais do grupo determinados por crenças e costumes religiosos. Quando á sociedade não mantem a ordem e o equilíbrio e essa situação se apresenta ao pesquisador, isso significa que requer mais conhecimentos sobre ela, havendo a necessidade do antropólogo dedicar-se a estuda-la fazendo a chamada observação participante penetrando na cultura e buscando ali as informações coerentes daquela realidade e não se sustentando por teorias.
Nascido na Cracóvia, Polonês, Bronislaw Kasper Malinowski, se envolveu nos estudos antropológicos influenciados por Sir James Frazer, desde então se tornou antropólogo. Tornou-se sistematizador do funcionalismo e do método da observação, em 1914 a 1918, desenvolveu seu grande estudo de campo vivendo entre os nativos das ilhas Trobriand, sendo o primeiro a organizar e a