Metodologia
Resumo
Em um contexto atual globalizado, a pesquisa, é uma das formas mais usadas para obter Informação. O livro aborda sua amplitude de utilidades dentro de uma Universidade e dos meios pedagógicos em si. O autor deixa clara a irreversível necessidade de levar em consideração sua importância quando há uma necessidade não só de repassar conhecimento, como um conjunto de “coisas” que estavam guardadas, mais enfatiza, que quanto maior a necessidade de formar pensadores críticos e politicamente ativos, maior a necessidade que as Universidades apliquem, de modo considerável, a pesquisa como um complemento indispensável durante a graduação do aluno, seja mediante a implementação de cursos de pós-graduação strictu sensu, de Programas de Iniciação Científica, ou mesmo tornando uma exigência curricular a atividade de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, que requerem além de pesquisas, empenho pessoal/profissional.
Se o ambiente de aprendizagem deixa de ser visto apenas como um gerador de profissionais, com competências técnicas aprazíveis, e sim um gerador de cidadãos “ativos” de uma sociedade, a necessidade de ser repassado, todo e qualquer ensino ao para o progresso da nação, torna-se eficaz e indispensável. O que válida, sem dúvida a necessidade de cursos de extensão, que por sua vez tem por objetivo, aplicar de modo objetivo o Conhecimento à sociedade, que, aliás, deveria ser o objetivo de toda Universidade.
Há uma questão extremamente importante, que deve ser analisada (por alunos e professores) quanto à função da pesquisa dentro de um ambiente de ensino. Segundo o autor “a Universidade, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam a partir da pesquisa, ou seja: só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da