História da luta dos trabalhadores urbanos no brasil
Professora Doutora Kátia Couto[2]
Glauciente da Costa Maia[3]
Universidade Federal do Amazonas
Éric Hobsbawm[4]
Resumo
No presente artigo apresentaremos relevantes correntes teóricas sobre a classe trabalhadora e a história da luta dos trabalhadores urbanos no Brasil.Analisaremos suas complexidades, suas políticas e sua formação enquanto sujeito sócio-econômico. Para que possamos identificar esses entraves, existentes no contexto histórico do operário brasileiro, resgataremos o simbiose da Europa à América latina com suas manifestações e emancipação política do século XIX.
A história de qualquer classe não pode ser escrita se a isolar-mos de outras classes, dos estados, instituições e idéias, pois estas se intercambiam e fornecem estruturas políticas e sociais para que a transformação no mundo do trabalhador ocorra. Estabeleceremos elos entre brasileiros e imigrantes do Brasil do século XX e reconstituiremos seus passos rumo a emancipação política.
1. Palavra chave- classe, a consciência de classe, trabalhado, e luta do movimento operário.
INTRODUÇÃO
A história operária hoje floresce na maioria dos países em grande escala, no que diz respeito à qualidade, é difícil avaliar o presente em relação ao passado. Com bastante vigor, a história do trabalhador urbano é por tradição um tema altamente politizado que durante muito tempo foi feita (em grande parte) fora das universidades. Esses estudos consiste na historiografia dos partidos comunistas e dos movimentos operários do terceiro mundo que gerou uma enorme quantidade de pesquisas anti comunistas, em sua maioria realizados ou financiados pelos Estados Unidos, No período da guerra fria em diante.
Os historiadores acadêmicos até a