O Serviço Social no contexto rural e urbano
Professora EAD: Ma. Laura Santos
Tutora Presencial: Fernanda Machado.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural
Arinete de Andrade RabeloRA:330643 Silvana Vieira da Silva RA 286626
Caxias- MA
2014
Introdução
O Serviço Social no contexto rural e urbano tem sua relevância na formação do profissional de Serviço Social por revelar a constituição dos diferentes movimentos sociais e suas particularidades, ao mesmo tempo em que mostra a inegável relação entre as demandas do espaço rural e as novas formações nos espaços urbanos.
O objetivo desse estudo é conhecer as vertentes históricas dos movimentos sociais e as redes de mobilizações e associações civis da atualidade, em especial o crescimento populacional urbano e a vulnerabilidade na área social.
.
A Reforma Agrária é, basicamente, a redistribuição mais justa da terra. A concentração fundiária no Brasil é resultado de uma distribuição de terra que aconteceu no passado de forma desordenada e destinada, muitas vezes, a quem não precisava. Sem contar que os lotes de terra eram gigantescos. Atualmente, grande parte das terras brasileiras se encontra nas mãos de uma minoria de famílias, o que promove o surgimento de uma enorme quantidade de trabalhadores desprovidos de terras para cultivar o seu sustento e de sua família.
A desigualdade existente na estrutura fundiária brasileira gera a insatisfação de várias classes da sociedade (trabalhadores rurais, cientistas políticos, sociólogos, entidades religiosas, entre outros), que apoiam a implantação da reforma agrária. Esse pensamento está baseado em dois pontos determinantes: o primeiro é o fator social e o segundo, o econômico.
O fator social está relacionado ao fato de que há milhares de famílias que precisam de um pedaço de terra para cultivar seu alimento, o que também, de certa