HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
1Heider Ferreira dos Santos
Resumo: Este texto tem como objetivo, traçar um breve panorama do desenvolvimento da linguística historicamente, mostrando seu percurso de evolução desde a definição do texto literário como objeto de pesquisa na Antiguidade clássica até se tornar uma ciência no século XX com a publicação do livro: curso de linguística geral de Saussure, sendo esse, um divisor de águas e alavancando os estudos na área.
Palavras-chave: Linguística, Estruturalismo, História.
Estudar a língua, no sentido da linguagem, sempre foi uma questão primordial para os linguistas, pois desvendá-la e definir seu objetivo de estudo sempre foi um desafio para os estudiosos da linguagem.
A linguística é uma ciência considerada nova, pois é datada do século XIX ao XX (d.C.), mas na história podemos observar que desde a Antiguidade clássica e até antes, muitos tentavam encontrar soluções, explicações sobre ela. Inicialmente, os estudiosos da língua decidiram delimitar o seu campo de estudo, definiram seu objeto que no primeiro momento seria o texto literário – que ficaram sendo conhecidos como estudos filológicos.
Na Antiguidade já tentavam entender o processo de desenvolvimento da linguagem, na Índia antiga, por exemplo, os hindus, por motivos religiosos foram a primeira civilização que se encarregaram de estudá-la e posteriormente deu o primeiro passo no desenvolvimento da gramática. Outra civilização que contribuiu para a compreensão da linguagem foi os gregos, não com a mesma profundidade como os hindus, contudo venho para somar os conhecimentos, até então existentes. Os filósofos gregos estudavam a linguagem relacionando a mente, pensamento e a palavra. No período Alexandrino priorizou-se, os estudos, o entendimento e o desenvolvimento da gramática, vale ressaltar que o estudo literário e linguístico desse período evoluíram com a instalação da grande biblioteca de Alexandria, impulsionando-os. Agora