BCaa
BCAA (Branched–chain amino acids), aminoácidos de cadeia ramificada composta por valina, leucina e isoleucina. São aminoácidos essenciais, pois não são produzidos endogenamente, ou seja, nosso corpo não produz, devem ser ingeridos através de dieta. Além de servirem de substrato energético para o crescimento e desenvolvimento do organismo, as proteínas também desempenham funções diversas como: regulação do metabolismo transporte de nutrientes, catalisadores naturais, defesa imunológica, receptores de membranas, dentre outras. Quando não usadas imediatamente pelo organismo para a síntese de outras proteínas ou tecidos, são importantes no fornecimento de energia para outras funções orgânicas.
FUNÇÃO – VIA METABOLICA - OBJETIVO DO USO
Aminoácidos de cadeia ramificada são muito utilizados por atletas, pois esses aminoácidos podem promover anabolismo proteico muscular, atuar em relação à fadiga central, favorecer a secreção de insulina, melhorar a imunocompetência, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico prolongado.
Os BCAA, particularmente a leucina, também podem servir como importantes doadores de nitrogênio no cérebro, por meio dos grupos amina, com a finalidade de síntese do glutamato. A leucina, não sendo uma substância neuroativa, transita pelo cérebro e é usada como uma fonte de NH2 com o propósito de sintetizar o glutamato. Sendo um aminoácido importante no metabolismo, o glutamato é o produto da transaminação do α-cetoglutarato, participando na produção de metabólitos como o piruvato ou o oxaloacetato, que participam em vias metabólicas como a gluconeogénese e na glicólise.
Durante o exercício prolongado, a diminuição da concentração de glicose nos estoques de glicogênio hepático é um dos fatores que afeta o sistema nervoso central (SNC) e causa fadiga. Fadiga durante o exercício físico pode estar relacionada tanto a fatores periféricos quanto centrais, os quais são influenciados pela intensidade e duração do exercício,