História da Linguística
A linguística é o estudo científico dos fatos da linguagem, tendo como objeto desta ciência uma atividade humana. Imagina-se a História da Linguística como uma disciplina muito nova, pois, a própria Linguística foi estabelecida de uma maneira atual há algumas décadas, porém, vem-se estudando-a desde que se inventaram a escrita e, talvez, muito antes disso. O uso e o estudo da língua e suas práticas antecedeu o processo de reflexão da análise científica.
Um dos principais linguistas da modernidade foi Ferdinand de Saussure (1857-1913), que estabeleceu as bases sistemáticas e objetivas do estruturalismo após ter partido das perspectivas científicas e baseando-se nas ideias dos sociólogos e psicólogos da época. Pensou a língua como um produto de forças sociais e entendia a linguística como a ciência geral dos signos, propondo ser chamada de Semiologia, teorizando, separação entre língua e fala.
Desde a antiguidade incluindo as tradições, os estruturalismos, as linguísticas e até os dias de hoje houveram muitas transformações, inclusive com as tecnologias, que veem facilitando imensamente a tarefa de documentar e descrever a língua, e os linguistas modernos tem se interessado muito mais no que diz respeito a linguística. Por que podemos afirmar, sem dúvida, que: A LA (Linguística Aplicada) não subordinada a LT (Linguística Teórica)?
Para responder a essa pergunta volte e leia a aula número 4 novamente. Consulte textos na ferramenta arquivo e vá à Rede para pesquisar.
Após a releitura, redija um texto em, no máximo 12 linhas, abordando sua resposta, mas sem usar a primeira pessoa do singular.
PRIMEIRA LEIA AS DICAS PARA ELABORAR TEXTOS.
Apesar de alguns estudiosos afirmarem que a LA (Linguística Aplicada) precisa da LT (Linguística Teórica), no sentido de que a Linguística precisa de teoria e os Linguistas precisam testar suas teorias e como aplicá-las, sabemos que a LT