história da educação
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada?
O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)
R.: Educação Chinesa: é o segundo estagio da educação dos povos primitivos por isso apresentam muitos ideogramas.
O termino da educação chinesa é indeterminado, sendo assim o mais longo já conhecido. Tem um grande domínio da linguagem escrita através de caracteres. A educação era dupla sendo uma sistema elementar escolar e outra exames realizados pelo estado. Os estudos só eram encerrados com a aprovação nos exames governamentais, que os levava a posições oficial em especial os chamados mandarins. Mesmo os alunos passando grande parte da vida estudando para esse exame poucos conseguiam ser aprovados.Seu método de educação era através do treino de memória.
Educação hindu: É uma educação baseada no conhecimento religioso e da literatura sagrada hindu, e só por meio dessa era possível obter uma compreensão desta educação superior e seus efeitos no desenvolvimento do individuo. A moral era ensinada por meio dos provérbios e fabulas. E estudavam a leitura a escrita e a aritmética. Essa educação se diferencia da chinesa principalmente pela: existência de um sistema de casta, fruto do preconceito entre aqueles que se dominam arianos e pré arianos. Essa educação tinha graves defeitos como rotina excessiva dos mestres, cultura exclusiva da memória, negligencia na educação das mulheres e das crianças e também contra serviços e dos párias, desinteresse pela formação do caratês, preocupação com o cultivo da inteligência. O mestre