Estudos Disciplinares Unip Ead
1. Com base na noção de interdependência, o autor do texto propõe uma leitura das relações mundiais que vivemos e presenciamos na atualidade, seja entre pessoas, seja entre países. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:
b. Em um regime democrático, o que se busca são relações de independência entre os indivíduos, na medida em que cada um se responsabiliza por seus deveres e não interfere na vida alheia.
2. Imagine a seguinte situação: Fátima é a professora mais antiga de uma escola reconhecida como de “ensino forte” no bairro em que está localizada. Na primeira reunião de pais, ela sempre começa com as seguintes palavras: “Bem-vindos pais! Quero avisar desde já que comigo não tem moleza! Os alunos têm de ficar quietos na sala e não gosto de conversas, nem de trabalhinhos em grupo. Os livros didáticos já têm todo o conteúdo necessário. Eu dou, sim, muita lição de casa, pois acho que o treino é fundamental para a aprendizagem, assim como as cópias: copiando textos bons, os alunos escreverão bem!”. Essas ideias fundamentam-se em uma visão de inteligência baseada no:
Resposta Selecionada: a. empirismo
3. No texto, Lino de Macedo apresenta uma história na qual um barqueiro deve transportar um lobo, uma ovelha e um pé de couve para a outra margem do rio, segundo determinadas condições. O autor recorreu a ela para expor uma característica fundamental e necessária à inteligência humana, segundo Piaget, tendo em vista um desenvolvimento bem-sucedido. Assinale a alternativa que indica essa característica:
Resposta Selecionada: d. Reversibilidade.
4. Tendo em vista as três formas de compreensão da inteligência empirista, inaista e construtivista, verificamos que cada uma delas implicará diferentes desdobramentos em relação aos modos de se avaliarem as conquistas ou o desenvolvimento intelectual dos sujeitos (por exemplo, alunos em contextos escolares). Assinale a alternativa incorreta:
Selecionada: e. A avaliação